INÍCIO

sexta-feira, 5 de abril de 2013

UM MONSTRO CHAMADO MERCADO



TEXTO QUE MOSTRA O QUANTO O MERCADO PODE SER TÃO OU MAIS PERNICIOSO QUE A INFLAÇÃO...
É inegável a importância do capital numa sociedade complexa como a nossa, onde seria impossível a comercialização através do sistema de trocas. Porém, precisa ser dado o devido valor à produção e a quem produz, no caso, ao trabalhador. Pois, se o capital é importante, a produção é essencial. Sem o capital pode-se sobreviver, mas sem a produção é impossível. 
       Na edição do Jornal Nacional de 03/04/2013, foi mostrado que o preço da refeição fora de casa subiu mais que a inflação, nos últimos 12 meses. O dono de um restaurante confessou, com a maior cara-de-pau, que isso acontece pelo fato do povo está com uma renda melhor. Os alimentos, de um modo geral, puxaram a inflação para cima. Eu não tenho dúvidas de que a ganância é a marca da maioria dos empresários brasileiros.

      Em tempos de inflação alta ela era representada por um monstro destruidor, que corroía a renda do povo. Mas, nem todos tinham motivos para correr desse monstro. O setor financeiro lucrava, e lucrava muito.

       Nos primórdios da civilização os homens buscavam suprir as suas necessidades através de um sistema de trocas. Mas, as sociedades foram crescendo e ficando cada vez mais complexas, sendo impossível a comercialização através desse sistema. Assim, criou-se a moeda para facilitar as transações comerciais. Ela foi criada para ser valor representativo das riquezas e tudo que se produz para a satisfação das necessidades. Assim, para que a moeda cumpra a sua função é necessário que seja produzida de forma criteriosa, para que possa realmente representar a chamada economia real de um país. O processo de inflação deveria ser contido mediante a produção de bens e serviços na medida necessária para o atendimento das necessidades do povo. 

       O que gera a inflação é a emissão de moedas indiscriminadamente, provocando um descompasso entre o valor em moedas (valor representativo, papel pintado) e a economia real do país (bens e serviços produzidos).

      O que define o preço de um produto, bem ou serviço produzido é a relação entre oferta e procura. Assim, nesse processo, o que faz o preço de um produto disparar é a sua escassez no mercado em relação à procura ou demanda.

      Ora, se o problema é a escassez do produto em relação à procura, por que não fazer um esforço para que se aumente a produção na medida da satisfação das necessidades, principalmente das relacionadas à sobrevivência com dignidade da vida humana?

      Bem, essa não é a preocupação do modelo econômico monetarista. Uma das estratégias desse modelo econômico, imposto pela globalização, através do FMI, é segurar a inflação substituindo-se a emissão de moedas pela emissão de outros títulos e outros papéis para pagamentos futuros, que são negociados com os bancos. Para esse sistema não importa as necessidades do povo. É só puxar pela memória para lembrar o que acontecia quando o FMI ditava as regras. A satisfação do mercado era diretamente proporcional ao massacre imposto ao povo. Pois, o que importava era o Estado economizar dinheiro para pagar os juros extorsivos que os credores impunham.

      Assim eles conseguiam controlar a inflação da forma mais covarde possível. O povo não tinha dinheiro, não tinha renda para satisfazer as suas necessidades. E, como você sabe, os preços dos produtos são estabelecidos em função da procura e oferta. É, quando não tem oferta (produção) suficiente que os cidadãos ficam reféns da ganância de setores empresariais inescrupulosos, que não hesitam em jogar no lixo toneladas de alimentos, ao invés de baixarem os preços dos gêneros. Nunca estão satisfeitos, conforme a passagem bíblica que diz: “O justo tem o bastante para satisfazer o seu apetite, mas o  estômago do ganancioso passa fome” (Prov. 13:25).

      O que acontece nesse sistema é a troca da inflação pelo endividamento do Estado. Quem lucra com esse modelo econômico? Os bancos e seus investidores.

      Como não está preocupado com a produção de riquezas efetivas, que beneficie a todos, gerando empregos, e favorecendo a renda do povo, outra estratégia desse modelo econômico monetarista e remunerar o capital das empresas, oferecendo juros atrativos (assim fez FHC) para que essas substituam a sua função principal de produção de bens e serviços por investimentos financeiros. Pois, afinal, para que promover o crescimento real das empresas, se podem forjar um crescimento (ou desvalorização) artificial, através da manipulação de suas ações nas bolsas e de acordo com os interesses dos especuladores? Cria-se uma série de instrumentos e mecanismos para forjar um crescimento econômico ilusório, uma falsa riqueza. Papel sem lastro. Papel gerando papel.

      É inegável a importância do capital numa sociedade complexa como a nossa, onde seria impossível a comercialização através do sistema de trocas. Porém, precisa ser dado o devido valor à produção e a quem produz, no caso, ao trabalhador. Pois, se o capital é importante, a produção é essencial. Sem o capital pode-se sobreviver, mas sem a produção é impossível. 

      Mas, não foi sem motivos que essa política econômica monetarista foi forjada. Faz parte de um plano de dominação, aos países mais pobres, que deveriam apenas ser fornecedores de matéria prima e mão-de-obra barata. Veja a seguir as duas principais fases desse modelo de dominação:

1ª Fase - o acúmulo do dinheiro (papel podre, capital volátil, etc). São mais de 100 trilhões de dólares que giram, pelo mundo, através dos computadores.

2ª Fase - Aplicação dos Capitais Voláteis (moedas podres, riquezas sem lastro) em Bens de Capital (riquezas efetivas). É aí que as privatizações são realizadas para atender a esse projeto. Essa foi a razão pela qual FHC entregou muitas de nossas riquezas.

      A seguir, alguns tópicos da magistral análise sobre essa questão, feita pelo general  Hélio Lemos, na era FHC:

      “...foi então que decidiram adotar a estratégia que incentivasse as nações a venderem os seus bens.

      “Decidiram, então, como primeira medida, inundar os noticiários nacionais e internacionais com as seguintes propagandas virtuais (a Globo cumpriu esse papel com maestria, e continua agindo como arauto do mal) diziam: o mundo mudou; as empresas estatais só dão prejuízo e são cabides de empregos; somente empresas privadas dão lucros compensadores... Junto com essa propaganda relançaram o Liberalismo do século XVIII sob o título de Neoliberalismo, traduzido como Estado Mínimo... nada de empresas estatais que, no caso de existirem, deveriam passar para o capital privado.

      “Sabendo que as nações do Terceiro Mundo não possuem capitais privados capazes de aquisições de vulto, ficariam donos do mundo. Em consequência, passaram a interferir nos processos de avaliações de empresas colocadas à venda, para que pudessem adquiri-las por preço o mais baixo possível”.

      O que deu uma freada no intento dos Senhores do Mundo, e fez com que a crise deles se antecipasse, foi o fato dos países que estavam sendo explorados terem aberto os olhos, e terem elegido representantes para governar COM INDEPENDÊNCIA E SOBERANIA.

      No Brasil, elegemos o Lula, e agora a presidenta Dilma. Mas, eles não vão desistir nunca. Fiquemos de olhos bem abertos para não cair em suas teias, e assim podermos continuar o processo de libertação, que não pode ser realizado num passe de mágica, mas com muito trabalho e persistência. O povo brasileiro merece um Brasil para todos, não apenas para meia dúzia de cidadãos privilegiados, como acontece no sistema econômico financeiro monetarista.

Um comentário:

  1. -atrasar-o-BRASIL-e-todos-os-brasileiros-o golpe militar de 1964 na verdade foi um GOLPE mas para ATRASAR o BRASIL em todos os sentidos- pois-em-todos-os-tipos-de-GUERRAS-ATAQUES-etc-alguém-está-fazendo-isto-por-trás-mas-lá-no-fundo-o-INTERESSE-é-DI NHEIRO-etc- e que no BRASIL-seja-sempre-um-tipo-de-ALMOXARIFADO-ESTOQUISTAS-DEPÓ SITO-ARMAZÉM-etc-mas-só-de-PRODUTOS-ORIGINAIS-etc-e-que-só-um-SIMPLES-FORNECEDOR-EXPORTADOR-DE-MATÉ RIAS-PRIMAS-ORIGINAIS-etc-e-que-jamais-o-BRASIL-exporta-os-seus-próprios-PRODUTOS-FINAIS-como-RECENTEMEN TE-faz-a-CHINA-que-diz-ser-COMUNISTA-etc-e-que-no-BRASIL-só-tenha uma ULTRA SUPER CONCENTRAÇÃO DE RENDAS mas só nas mãos de 01 02 pessoas-
    -
    -isto-é-para que ninguém que vive mo ra trabalhe-etc-no BRASIL USUFRUA 100% das suas próprias INTERNAS RIQUEZAS RECURSOS NATURAIS-etc-da-mesma-forma-como acontece por exemplo no CANADÁ com os seus menos de 02% do NIÓBIO-TANTALO-MUNDIAL-faz-100%-ao-contrário-do-BRASIL-que-possui-mais-de-98%-do-NIÓBIO-TANTALO-MUNDIAL-etc-os-quais-dizem-que-vale-muito-mais-que-o-próprio-OURO-é-o-que-dizem-e-dizem-que-FUTURAMENTE-vai-valer-muito-mais-ainda-graças-ás-novas-TECNOLOGIAS-de-HOJE-E-FUTURAS-etc-mas-no-BRASIL-as-próprias-LIDERANÇAS-ELITES-PARLAMENTARES-JUDICIÁ RIOS-LÍDERES-RELIGIOSOS-brasileiras-etc-fazem-com-que-não-vai-ÚM-ÚNICO-CENTAVINHO-disto-á-favor-do-povo-população-brasileira-principal mente-lá-em-MINAS-GERAIS-MG-cidade-de-ARAXÁ-MG-etc-isto-é-não-USUFRUA-de forma nenhuma-etc-quem-USUFRUA-é-só-os-povo-populações-mesmo-as-mais-miseráveis-etc-mas-lá-dos-países-do-PRIMEIRO-SEGUNDO-MUNDO-etc-e-como-também-aqui-no-BRASIL-só-01-02-pessoas-em-total-prejuízos-dos-outros-hoje-200-milhões-de-brasileiros-etc-
    -
    -mas-agora-todas-as-LIDERANÇAS-etc-do-CANADÁ-fazem-com-que-os-seus-menos de 02%-faz-com-que-vai-100% á favor de quem mora vive trabalha-etc-lá no CANADÁ-etc-e-é-a mesma coisa em outras países do PRIMEIRO SEGUNDO-MUNDO-etc-como-o-JAPÃO-NO RUEGA-SULTANATO-DE-BRUNEI-ISLANDIA-FINLANDIA-LUXEMBURGO-etc-aonde são países-que-tem 01-02-e-ou-não-tem-nenhumazzii znha-RIQUEZAS-E-RECURSOS-NATURAIS-etc-
    -
    =mas mesmo assim pois veja que o BRASIL na VERDADE é a NAÇAO mais QUINQUILIONÁRIA do UNIVERSO e de todas as DIMENSÕES-etc-mas mesmo assim nada disto vai 100% á favor de cada brasileiro mesmo antigamente quando quase que o BRASIL não tinha HABI TANTES e inclusive a MATA ATLANTICA era quase INABITÁVEL aonde hoje está a tal REGIÃO ALTO TIETE/SP=etc=pois-veja-que-o-BRA-SIL-não-tem-nem-ao-menos-a-tal-ESCOLA-TEMPO-INTEGRAL-mas-com-QUALIDADE-PADRÃO-DE-PRIMEIRO-MUNDO-etc-e-olha-que-o-BRASIL-é-sempre-uma-das-10-MAIORES-ECONOMIAS-EXTERNAS-DO-MUNDO-em-termos-de-EXPORTAÇÕES-principalmente-de-PRODU TOS-ORIGINAIS-etc-mas-do-outro-lado-o-BRASIL-é-uma-das-ÚLTIMAS-ECONOMIAS-INTERNAS-DO-MUNDO-etc-em-termos-de-IDH-etc -CRESCIMENTO-etc-
    -
    pois-será-que-os-brasileiros-em-1964-tendo-uma-QUALIDADE-PADRÃO-DE-VIDA-PO DER-AQUISITIVO-etc-em-todos-os-sentidos-como-os-da-NORUEGA-CANADÁ-etc-de-hoje-em-dia-iria-querer-ser-COMUNISTA-????-em tão-inventaram-esta-tal-estórinha-de-CAÇA-AOS-COMUNISTAS-etc-mas-só-para-desviar-a-atenção-da-verdade-como-por-exemplo-es tá-fazendo-as-lideranças-etc-da-CORÉIA-DO-NORTE-em-querer-GUERRA-contra-a-CORÉ IA-DO-SUL-EUA-etc-a-verdade-é-outra-etc-is to-é-fazem-tudo-para-DESVIAR-DISTRAIR-A-ATENÇÃO-mas-da-REAL-e-VERDADEIRA-INTENÇÃO-etc-.
    -

    ResponderExcluir