INÍCIO

sábado, 22 de dezembro de 2012

MÍDIA COPORATIVA – SERÁ QUE MERECE CREDIBILIDADE?




MÍDIA COPORATIVA – SERÁ QUE MERECE CREDIBILIDADE?

“A televisão é a face mais horrenda da democracia.” Paddy Chayefsky
“Quando o dinheiro fala, a verdade cala.”    Provérbio Chinês.
   Uma das premissas básicas do jornalismo é ouvir ambos os lados, e agir com imparcialidade. 

   Os meios de comunicação são concessões públicas, dos quais se deve exigir ética no cumprimento de suas funções.

   No serial sobre o “Criacionismo”, do programa “Está Escrito”, diz o Pr. Fernando Iglesias: “Será que você está exercendo de fato a sua liberdade de escolha? Já o jornalista Michelson Borges, autor de vários livros sobre o Criacionismo assim manifesta-se sobre a atuação tendenciosa da mídia em relação ao evolucionismo & criacionismo: “Uma das premissas básicas do jornalismo e ouvir ambos os lados”.

   Mas, você acha que é só com relação a esse tema que a mídia age de forma tendenciosa?

   Só não vê quem não quer que a mídia brasileira, capitaneada pela Globo, sempre é agir na defesa dos interesses dos seus patrocinadores e não dos interesses do povo. Pois a mídia é um instrumento fundamental para se fraudar a democracia, conforme os interesses de quem paga mais. Essa é a teoria de mercado, enaltecido pela Globo & Cia. Não é à toa que é considerado o quarto poder. Quem conhece a história dos meios de comunicação de massa no Brasil, principalmente da Globo, empresa criada nos porões da ditadura militar, sabe do que estou falando. Veja no YouTube o vídeo intitulado "Muito Além do Cidadão Kane).

   Veja também o vídeo esclarecedor intitulado "Levante Sua Voz", acessando o link abaixo:

   Só para se ter uma idéia de como a corporação da mídia brasileira é tendenciosa e inescrupulosa, vou citar um caso recente, que aconteceu com o jornalista Felipe Milanez. Terça-feira, 11 de maio de 2010, ele foi demitido da  National Geographic Brasil, da Editora Abril, por ter criticado matéria da VEJA no Twitter dele. Ao jornalista é negado o direito de pensar e agir de acordo com a sua consciência. Para ler toda a matéria dessa denúncia acesse:
 

   Quem tem olhos de ver percebe que a corporação de mídia brasileira presta um desserviço à nossa ainda frágil democracia. Quando chega a época de eleição a coisa fica pior ainda. É tal de mente X desmente. 

Mas, quem está com a verdade? Como identificar a informação verdadeira, da informação falsa, fabricada para enganar os eleitores? E, o que fazer para cumprir o papel de cidadão de forma eficaz, num país democrático, se estar bem informado é condição primordial para o exercício consciente da cidadania?

   Portanto, analise a fonte da informação e a credibilidade de quem diz. Isso tudo é muito importante, uma vez que estar bem informado é condição primordial para um posicionamento político consciente e responsável no meio social em que vivemos, e para a construção da cidadania, principalmente quando se vive num país de regime democrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário