INÍCIO

sábado, 22 de dezembro de 2012

O IMPEACHMENT DE COLLOR FOI DE INTERESSE DA GLOBO


Como Collor ganhou a eleição? Isso dispensa comentários, porque todos viram a flagrante manipulação da Globo. Já com relação ao seu impeachment, o povo está iludido pensando ter sido ele o responsável por isso. Pode até ter sido, mas não pela motivação que pensou que fosse. Eu explico:  
Talvez Collor não seja esse monstro que a Globo pintou, e tenho fortes motivos para pensar assim.
Você teve a oportunidade de conhecer o outro lado da história? O fato é que Collor foi inocentado na Justiça. Nada foi provado contra ele.
Não acredito na total inocência de Collor. Até porque, nessa questão de Caixa 2, eu penso que é muito difícil ter inocentes, enquanto não se fizer uma reforma política séria. 
Acredito que o grande erro de Collor foi ter retido a poupança do povo.
Collor não vendeu uma empresa estatal sequer. Os escândalos que motivaram o seu impeachment não envolveram recursos públicos. Portanto na pior das hipóteses, ELE FOI MUITO MELHOR QUE FHC.
Os indícios de corrupção da era Collor chegam a ser ridículos em relação aos indícios de corrupção da era FHC. Por exemplo, reforma da casa da Dinda, utilização do Fiat Elba, e por aqui vai.  Imagine se podem ser comparados com a privataria tucana?
Muitos tem a sua visão empanadas pelo ódio que sentem do Collor, pelo que aconteceu, por ele ter tirado a possibilidade do Lula eleger-se. Precisamos fazer uma leitura correta da situação. Nosso verdadeiro inimigo não foi e não é o Collor, mas a Globo. Se não fosse ele seria um José, um Antônio ou um João qualquer. O jovem caçador de marajás era perfeito para a sua manobra.
O que aconteceu foi que ele não quis se submeter aos interesses da Globo, para implementar as estratégias neoliberais. Afinal, NÃO FOI PARA SE APROXIMAR DO BRIZOLA que o elegeu. A Globo não perdoaria, pois ela odiava Brizola. Estou convencida de que foi por isso ele foi derrubado. Ora, uma massa formada pelos que o odiavam por ter retido a poupança, mais os que o odiavam por Lula não ser o presidente, era fácil a Globo manobrar, e foi isso que ela fez.
O povo até hoje está iludido achando que foi ele o responsável pelo impeachment de Collor. Pode até ter sido, mas não pela motivação que pensou que fosse. Vou contar os fatos porque estou convencida disso: no dia 20 de setembro de 1992 participei da primeira manifestação popular contra Collor, um evento denominado "primavera da ética na política". Uma caminhada no Aterro do Flamengo.
Fiz um cartaz que dizia "35 milhões de votos não dão direito a ser ladrão". No dia seguinte, 21/09/1992, o cartaz veio destacado numa foto na primeira página do jornal O Globo. Também mandei duas cartas para a coluna "Cartas dos leitores", que foram publicadas. Veja uma das cartas:
Veio a era FHC, com graves denuncias de corrupção, como, por exemplo, a de que seu filho, Paulo Henrique, era a segunda pessoa de poder dentro da empresa que "comprou" a Vale do Rio Doce. Mandei cartas para essa coluna do Globo. Quantas eles publicaram? Nenhuma. Foi então que eu caí na real. A mim a Globo NÃO ENGANA NUNCA MAIS.
Infelizmente a maioria do povo, até hoje, nunca teve noção do que realmente aconteceu. Eu tenho esta visão realista porque senti na própria pele a manipulação desse arauto do mal.


2 comentários:

  1. Eu tenho certeza que estás correta. Na greve dos professores em 2003 em SC alguns professores levaram uma faixa sobre contra a PEC 40,a reforma do INSS, manipulados nem se deram conta que a reforma por idade já tinha sido votada em 98, traduzindo,a PEC só fazia uma troca dos pedágios que os aposentados tinham que pagar obrigatóriamente, mas ela tinha um dispositivo que era nitroglicerina pura, teto para os salários de juízes e parlamentares que nunca foi citado. Os professores apareceram na 1ª página em página inteira em que le lia apenas a faixa, como se a greve fosse contra a PEC 40. Sentimos isso na pele também.De lá p/ cá, continuamos invisíveis nas nossas grves muito mais numerosas.

    ResponderExcluir
  2. ATÉ QUE ENFIM TENHO ALGUÉM COM A MESMA IDEIA MINHA,POÍS NA EPOCA EU ERA MILITAR.O COLLOR IA FECHAR O CONGRESSO NACIONAL COM O APOIO DOS MILITARES,POÍS NESSE PAÍS NÃO SE CONSEGUE GOVERNAR COM ESSES POLITICOS QUE SÓ VOTA DE ACORDO COM SEUS INTERESSES.

    ResponderExcluir